Rede Voltaire

Incerteza na Arábia Saudita

+

O rei Abdallah da Arábia Saudita demitiu, a 20 de Abril de 2013, o seu vice-ministro da Defesa, o príncipe Khaled Ben Sultan Ben Abdel Aziz (63 anos). Ele foi imediatamente substituído pelo príncipe Fahd Ben Abdallah Ben Mohammed Ben Abdel Rahmane (foto). É a primeira vez que um membro da família real é assim demitido. Nenhuma informação transpirou sobre os motivos desta decisão.

A função de ministro da Defesa é atribuição do príncipe consorte e primeiro-ministro, Salman bin Abdulaziz Al Saud. Este último sofre de demência mas exerce influência através do diário Asharq al-Awsat, publicado em Londres e propriedade de um do seus filhos. Tal como o primeiro-ministro e ministro da Defesa, o vice-ministro destituído é um dos líderes do chamado «clã dos Sudeiris».

Em 1991, o príncipe Khaled Ben Sultan teve um papel importante na operação «Tempestade do Deserto». Foi nomeado vice-ministro da Defesa depois do falecimento do seu pai – em 2011 – e deve parte da sua influência ao diário Al-Hayat,também publicado em Londres e de que é proprietário. Em 2009, envolveu-se no conflito iemenita sem obter resultados convincentes.

Um dos filhos do príncipe Fahd Ben Abdallah está casado com uma filha do príncipe Khaled Ben Sultan.

Tradução
Alva

Rede Voltaire

Voltaire, edição internacional

Este artigo encontra-se sob licença creative commons

Poderá reproduzir livremente os artigos da Rede Voltaire desde que cite a fonte, não modifique o conteúdo e não os utilize para fins comerciais (licença CC BY-NC-ND).

Apoiar a Rede Voltaire

Utilizando este site poderá encontrar análises de elevada qualidade que o ajudarão a formar a sua compreensão do mundo. Para continuar com este trabalho necessitamos da sua colaboração.
Ajude-nos através de uma contribuição.

Como participar na Rede Voltaire?

Os participantes na rede são todos voluntários.
Autores: diplomatas, economistas, geógrafos, historiadores, jornalistas, militares, filósofos, sociólogos ... poderá enviar-nos seus artigos.
Tradutores de nível profissional: pode participar na tradução de artigos.