Durante sua campanha eleitoral, o Presidente iraniano, Xeque Hassan Rohani, se havia comprometido a parar de apoiar a Síria. Efectivamente, desde o início de seu mandato, em Agosto de 2013, ele se havia abstido de enviar membros de seu governo à Síria e deixou o posto de embaixador em Damasco vazio por quase dois anos.

O apoio do Irã (Irão-pt) à Síria passou exclusivamente pelo Guia da Revolução, o Aiatola Ali Khamenei, que enviou regularmente seus assessores a Damasco, e pelos Guardiões da Revolução, que assessoram o Exército Árabe Sírio.

Ora, em 5 de Novembro de 2018, as sanções dos EUA contra os setores bancários e petrolíferos iranianos entrarão em vigor. Toda a política de aliança de Hassan Rohani com a Administração Obama será varrida. Constatando a recusa do Presidente Trump a qualquer compromisso e a incapacidade europeia para agir, o Xeque Hassan Rohani se resignou a mudar de política.

Em poucos dias, vários altos funcionários do governo iraniano viajaram a Damasco para levar seu apoio à República, entre os quais o Ministro da Defesa, o General Amir Hatami, em 26 de Agosto, e o Ministro das Relações Exteriores (Negócios Estrangeiros -pt), Mohammad-Javad Zarif, em 3 de Setembro

Agora, os dois ramos do poder iraniano apoiam Damasco.

Tradução
Alva