Além da avaliação do V FSM, realizado em Porto Alegre, em janeiro, discutiu os rumos do Fórum Social Mundial e um deles é que o FSM 2006 será policêntrico, ou seja, terá múltiplos centros em diferentes lugares do mundo. A reunião na Holanda foi precedida de um seminário conjunto das comissões de Expansão, Metodologia, Temática e Conteúdo, Comunicação e Recursos.

Então, além do capítulo América em Caracas, há ainda mais duas propostas de sedes para o FSM 2006 - policêntrico: uma na África e outra na Ásia. As definições de locais e datas exatos ocorrerão em reuniões regionais a serem realizadas entre abril e maio deste ano. O Conselho Hemisférico Américas se reunirá nos dias 25 e 26 de abril, em Havana, Cuba, para discutir o início do processo de construção do VI FSM e do II Fórum Social Américas.

Entre os pontos de pauta do encontro estão o balanço do I Fórum Social Américas (ocorrido em Quito, Equador, entre 25 e 30 de julho de 2004) e o início do processo de construção do VI Fórum Social Mundial - Policêntrico, capítulo Américas, e do II Fórum Social Américas, com previsão para ocorrer em janeiro de 2006, na cidade de Caracas, na Venezuela.

Organizações e redes integrantes do Conselho Hemisférico poderão participar da reunião. Outras organizações interessadas em participar do encontro como observadoras deverão escrever para consejo@forosocialamericas.org. ou fsmcaracas@forosocialamericas.org.

Estão confirmados ainda o Fórum Social Mediterrâneo, em Barcelona, na Espanha, de 16 a 19 de junho de 2005; o Fórum Social Caribe, em Martinica, novembro de 2005; o Fórum Social Asiático, no Paquistão, em novembro de 2005; Fórum Social Europeu, em Atenas, na Grécia, em abril de 2006. A próxima reunião do Conselho Internacional está prevista para os dias 20 a 22 de junho deste ano, em Barcelona, na Espanha. O encontro ocorrerá imediatamente após o I Fórum Social Mediterrâneo.

Adital