Rede Voltaire

A CIA investe no jornalismo

+

O Poynter Institute (Instituto Poynter), um instituto de formação muito importante para os jornalistas, acaba de anunciar a criação de uma rede mundial de verificação de factos (fact-checking), envolvendo 64 organizações em todo o mundo.

O Instituto Poynter foi criado por um magnata da imprensa norte-americana, Nelson Poynter. O ensino é dispensado sob a direcção de um patrão de imprensa (mídia-br) (o do Tampa Bay Times), com a possibilidade para os mais prestaveis de serem contratados, por ele, no final do ciclo.

A nova rede de verificação de factos é financiada pelo fundador da E-Bay, Pierre Omidyar [1], e pelo National Endowment for Democracy (N.E.D.- ndT), uma organização não governamental alegadamente criada durante a Guerra Fria, pelos Estados Unidos, pelo Reino Unido e pela Austrália, para alargar, de modo mais ou menos legal, as ações ilegais da CIA e seus aliados [2].

A International Fact-Checking Network (IFCN) —Rede Internacional de Verificação de Factos— será dirigida por Alexios Mantzarlis (na foto), um antigo assessor do primeiro-ministro italiano Mario Monti.

Tradução
Alva

[1] “O jogo duplo do multimilionário Pierre Omidyar”, Tradução Alva, Rede Voltaire, 5 de Março de 2014.

[2] « La NED, vitrine légale de la CIA » («A NED, vitrina legal da Cia» -ndT), par Thierry Meyssan, Оdnako (Russie), Réseau Voltaire, 6 octobre 2010.

Rede Voltaire

Voltaire, edição internacional

Este artigo encontra-se sob licença creative commons

Poderá reproduzir livremente os artigos da Rede Voltaire desde que cite a fonte, não modifique o conteúdo e não os utilize para fins comerciais (licença CC BY-NC-ND).

Apoiar a Rede Voltaire

Utilizando este site poderá encontrar análises de elevada qualidade que o ajudarão a formar a sua compreensão do mundo. Para continuar com este trabalho necessitamos da sua colaboração.
Ajude-nos através de uma contribuição.

Como participar na Rede Voltaire?

Os participantes na rede são todos voluntários.
- Tradutores de nível profissional: pode participar na tradução de artigos.