Rede Voltaire

Os Jiadistas na Síria a partir de Turquia para Arábia Saudita?

+

A 19 de Dezembro de 2016, os jiadistas da Ahrar al-Sham (Movimento Islâmico dos homens livres do Cham) —principal grupo «moderado» (leia-se: «moderadamente anti-imperialista»)— rejeitaram, aquando de uma reunião do seu Conselho a fusão com Jabhat Fateh al-Sham (Frente da Conquista do Cham).

Este conselho reuniu-se pouco antes da libertação de Alepo-Leste, quer dizer, de uma enorme derrota para a Ahrar al-Sham.

A Jabhat al-Sham Fateh, anterior Al-Nusra, é o ramo sírio da Al-Qaida.

Na foto acima, os dois grupos pareciam já muito próximos : bandeira branca para Ahrar al-Sham, bandeira negra para a Al-Qaida.

Em busca de novos apoios desde que a Turquia parece ter abandonado o objectivo de derrubar a República Árabe Síria, diferentes grupos jiadistas voltam-se para a Arábia Saudita.

Tradução
Alva

Rede Voltaire

Voltaire, edição internacional

Este artigo encontra-se sob licença creative commons

Poderá reproduzir livremente os artigos da Rede Voltaire desde que cite a fonte, não modifique o conteúdo e não os utilize para fins comerciais (licença CC BY-NC-ND).

Apoiar a Rede Voltaire

Utilizando este site poderá encontrar análises de elevada qualidade que o ajudarão a formar a sua compreensão do mundo. Para continuar com este trabalho necessitamos da sua colaboração.
Ajude-nos através de uma contribuição.

Como participar na Rede Voltaire?

Os participantes na rede são todos voluntários.
- Tradutores de nível profissional: pode participar na tradução de artigos.