O dirigente cubano transmitiu as saudações do Comandante em Chefe Fidel Castro Ruz e do presidente Raúl, bem como da população da ilha ao governo e povo haitianos.

“Estamos aqui em representação do povo e governo de Cuba para reafirmarmos nossa solidariedade, como expressão dos históricos e profundos laços de irmandade que nos unem”, declarou.

Transmitiu as condolências ao povo haitiano pelas perdas humanas e os prejuízos materiais, como conseqüência do terremoto de 12 de janeiro último. O visitante cubano foi informado sobre a situação atual no Haiti e fez ênfase na decisão da ALBA de ajudar a fomentar um sistema de saúde público para o devastado país. Aliás, disse que os irmãos cubanos continuariam ao lado dos haitianos o tempo necessário. “Compartilhamos a imensa dor que sofrem e juntos seguiremos adiante”, afirmou.

Préval salientou a tradicional amizade de Cuba e o Haiti e assegurou que os cubanos, “não esperaram ao terremoto para estar conosco”, disse.

O presidente haitiano transmitiu seus tardios pêsames pela morte do comandante Juan Almeida (falecido em 11 de setembro de 2009), porque não lhe foi possível estar em tal ocasião. O chefe de estado afirmou que Almeida era para ele um “grande amigo” e que “visitava sua casa quando ia a Cuba”.

“Estamos acostumados aos desastres, mas este é o maior ocorrido no Haiti”, afirmou Préval, em referência ao devastador terremoto de 12 de janeiro último.

“Quando passa um ciclone por Cuba, não há mortes. Aqui já recolhemos 170 mil cadáveres e ainda ficam muitos sob os escombros”, explicou o dignitário.

Junto a Lazo Hernández estiveram presentes o chanceler Bruno Rodríguez Parrilla; Marcia Cobas, vice-ministra da Saúde Pública, além de dirigentes cubanos que trabalham agora no Haiti.

Em horas da manhã, o vice-presidente cubano esteve em Croix dês Bouquets, onde funciona um dos cinco hospitais de campanha atendido por pessoal cubano, haitiano e norte-americano (estes últimos graduados na ilha). Ali falou com a população e com os especialistas da saúde.

Fonte
Agence Cubaine de Nouvelles ">Agence Cubaine de Nouvelles

Agencia Cubana De Noticias