Os Democratas da Câmara dos Representantes organizaram a aparição surpresa de Hunter Biden e dos seus advogados, em 10 de Janeiro, durante a sessão do Comissão de Supervisão que deliberava processá-lo por desrespeito ao Congresso.

Hunter Biden sentou-se na primeira fila fixando com olhar ameaçador os deputados quando eles validaram a moção. Esta deve ser aprovada na Assembleia Geral, na próxima semana.

Hunter Biden tinha recusado, por duas vezes, ir a uma convocatória à porta fechada para se exprimir sobre o papel do seu pai, Joe Biden, nos seus negócios no estrangeiro.

No dia seguinte, 11 de Janeiro, Hunter Biden compareceu perante o tribunal federal de Los Angeles por não ter pago seus impostos e ter apresentado falsas declarações de rendimento durante quatro anos.

As acusações fiscais – três crimes e seis contravenções – poderiam valer-lhe uma pena de prisão que pode ir até 17 anos. A data do julgamento está marcada para 20 de Junho.

Segundo a acusação : « O réu recebeu mais de US$ 1,2 milhão de dólares em apoio financeiro que foi utilizado para pagar diversas despesas pessoais, das quais algumas das suas dívidas federais em matéria de imposto sobre o rendimento (renda-br) de particulares para 2016-2019. Entre 2016 e 15 de Outubro de 2020, o acusado gastou esse dinheiro em drogas, acompanhantes e amiguinhas, hotéis de luxo e imóveis de aluguer, carros exóticos, roupas e outros objectos de carácter pessoal, enfim, tudo menos a liquidação dos seus impostos ».

Tradução
Alva