Rede Voltaire

Vai o Brexit relançar a guerra na Irlanda?

+

As negociações sobre o Brexit estão bloqueadas desde 8 de Novembro de 2017. A disputa diz respeito à fronteira irlandesa.

A questão irlandesa tinha tido uma saída em 1998 implicando, nomeadamente, a livre circulação entre a República da Irlanda e a região do Reino Unido dita da Irlanda do Norte; uma vez os dois países pertencendo à União Europeia.

Os negociadores britânicos do Brexit encaram o restabelecimento da fronteira entre os dois países, o que cancelaria os acordos de 1998 e relançaria inevitavelmente a guerra.

Os negociadores da União Europeia propuseram deslocar a fronteira econômica da União, de tal modo que ela não seja restabelecida entre as duas Irlandas, mas, antes entre a ilha irlandesa e a Grã-Bretanha, o que iria equivaler a colocar a economia da Irlanda do Norte sob administração da União; um projeto intolerável para a Coroa.

Tradução
Alva

Rede Voltaire

Voltaire, edição internacional

Este artigo encontra-se sob licença creative commons

Poderá reproduzir livremente os artigos da Rede Voltaire desde que cite a fonte, não modifique o conteúdo e não os utilize para fins comerciais (licença CC BY-NC-ND).

Apoiar a Rede Voltaire

Utilizando este site poderá encontrar análises de elevada qualidade que o ajudarão a formar a sua compreensão do mundo. Para continuar com este trabalho necessitamos da sua colaboração.
Ajude-nos através de uma contribuição.

Como participar na Rede Voltaire?

Os participantes na rede são todos voluntários.
- Tradutores de nível profissional: pode participar na tradução de artigos.