A cimeira da CICA realizar-se-á no dia 8 de Junho 2010 na Turquia. A «Conferência sobre a interacção e elaboração da confiança entre os países da Ásia» foi da iniciativa do presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, pouco depois da dissolução da União Soviética e da independência do seu país. Esta tem por objectivo estabelecer as normas das relações internacionais na Ásia.

A CICA reúne-se a cada dois anos e dispõe de uma secretaria permanente no Cazaquistão. A esta deve-se a criação da «Zona da Ásia central isenta de armas nucleares» (Tratado de Semipalatinsk, assinado em 2006 pelo Cazaquistão, Quirguistão, Uzbequistão, Tajiquistão e Turquemenistão).

O presidente Abdullah Gül assegurará a presidência da Conferência. Este encontro poderá ter uma importância bastante significativa pelo de os tratos entre as 18 nações representadas (Afeganistão, Azerbaijão, China, Egipto, Emirados Árabes Unidos, Índia, Irão, Israel, Jordânia, Cazaquistão, Quirguistão, Mongólia, Uzbequistão, Paquistão, Palestina, República da Coréia, Rússia, Tajiquistão, Tailândia, Turquia) não estarem sempre em bons termos, acrescido dos acontecimentos internacionais decorrentes.

Israel pode vir a decidir boicotar a cimeira. O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, que não tinha a cimeira na agenda, irá fazer a deslocação. Este deverá ter discussões em paralelo com o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad.

Tradução
David Lopes