O Ministro francês da Defesa, Jean-Yves Le Drian, anunciou na Assembleia Nacional a abertura do procedimento para a retirada ao Presidente sírio, Bashar al-Assad, da Ordem da Legião de Honra.

Ela tinha-lhe sido atribuída pelo Presidente Jacques Chirac, que se apresentava então como seu tutor e o introduzia na arena internacional.

Este procedimento, extremamente raro, é conduzido pelo General Benoît Puga. Este foi Comandante das Forças Especiais (COS), depois da Inteligência Militar (DRM). Foi Chefe do gabinete de Estado-maior particular de dois presidentes consecutivos, Nicolas Sarkozy e François Hollande. A partir do Eliseu, organizou e comandou soldados franceses secretamente enviados à Síria para derrubar o regime e aí restaurar «o mandato francês», de acordo com a expressão do Presidente Hollande. Ele jamais foi processado por estes factos e, pelo contrário, foi felicitado por isso, tendo sido nomeado Grande Chanceler da Legião de Honra, acabando a participar na reunião de 2017 do Grupo de Bilderberg.

Tradução
Alva