Rede Voltaire

Jared Kushner e o «deal do século»

+

O Conselheiro especial do Presidente Donald Trump, o seu genro Jared Kushner, foi encarregado de elaborar um plano de paz para o conflito israelo-regional. O anúncio desta proposta foi adiado muitas vezes e, finalmente, deveria ter lugar depois do Ramadão, em Junho de 2019.

Já quase todos os protagonistas denunciaram um método que ignora o Direito Internacional e pretende encarar o problema nos termos em que se coloca hoje e não naqueles em que foi postulado em 1948.

Ora, nenhuma solução pode funcionar sem o acordo de todas as partes envolvidas, mas o Conselheiro parece apostar mais nos povos do que nos dirigentes.

Convidado pelo Washington Institute for Middle East Policy, a 2 de Maio de 2019, Jared Kushner falou do seu plano, mas sem revelar o seu conteúdo preciso. Para surpresa geral, não descreveu uma fórmula mágica que deveria miraculosamente resolver um problema velho de 70 anos, mas, antes um meio de desbloquear a situação e permitir, em seguida, negociar essa solução.

Tratar-se-ia, pois, de violar o Direito Internacional para tomar nota do que os diferentes protagonistas fizeram de maneira ilegal durante estes 70 anos e de tornar uma solução de Direito possível; o que equivale a só reabrir as negociações uma vez aceite o facto consumado.

Tradução
Alva

Rede Voltaire

Voltaire, edição internacional

Este artigo encontra-se sob licença creative commons

Poderá reproduzir livremente os artigos da Rede Voltaire desde que cite a fonte, não modifique o conteúdo e não os utilize para fins comerciais (licença CC BY-NC-ND).

Apoiar a Rede Voltaire

Utilizando este site poderá encontrar análises de elevada qualidade que o ajudarão a formar a sua compreensão do mundo. Para continuar com este trabalho necessitamos da sua colaboração.
Ajude-nos através de uma contribuição.

Como participar na Rede Voltaire?

Os participantes na rede são todos voluntários.
- Tradutores de nível profissional: pode participar na tradução de artigos.

A invasão turca do Rojava
Tudo o que vos escondem sobre a operação turca «Fonte de Paz» (3/3)
A invasão turca do Rojava
Thierry Meyssan
O Curdistão, imaginado pelo colonialismo francês
Tudo o que vos escondem sobre a operação turca «Fonte de Paz» (2/3)
O Curdistão, imaginado pelo colonialismo francês
Thierry Meyssan
A genealogia da questão curda
Tudo o que vos escondem sobre a operação turca «Fonte de Paz» (1/3)
A genealogia da questão curda
Thierry Meyssan