Rede Voltaire

Israel e o Catar contra o Irã

+

O Primeiro-ministro Benjamin Netanyahu enviou discretamente o diretor do Mossad, Yossi Cohen (foto), a Doha, no Catar, em 5 de Fevereiro de 2020, revelou, em 24 de Fevereiro, o antigo Ministro da Defesa israelense (israelita -pt) Avigdor Lieberman.

Ele viajou acompanhado do General Herzl Halevi, comandante da Frente Sul, e se encontrou com seu colega catariano, Mohammed Bin Ahmed Al-Misnad.

Juntos, eles discutiram a continuação de pagamento pelo Catar dos salários da Administração Palestina em Gaza.

Atualmente, Israel controla os Irmãos Muçulmanos em Gaza, ou seja, o Hamas, através do Catar, enquanto o Irã (Irão-pt) controla a Jiade Islâmica.

A tensão aumentou subitamente entre o Catar e o Irã, assim que se confirmou que os drones dos EUA que mataram o General Qassem Soleimani decolaram do Catar.

No mesmo dia, 24 de Fevereiro, a Força Aérea israelense bombardeou supostas instalações da Jiade Islâmica em Damasco (Síria), causando seis mortos.

Tradução
Alva

Rede Voltaire

Voltaire, edição internacional

Este artigo encontra-se sob licença creative commons

Poderá reproduzir livremente os artigos da Rede Voltaire desde que cite a fonte, não modifique o conteúdo e não os utilize para fins comerciais (licença CC BY-NC-ND).

Apoiar a Rede Voltaire

Utilizando este site poderá encontrar análises de elevada qualidade que o ajudarão a formar a sua compreensão do mundo. Para continuar com este trabalho necessitamos da sua colaboração.
Ajude-nos através de uma contribuição.

Como participar na Rede Voltaire?

Os participantes na rede são todos voluntários.
- Tradutores de nível profissional: pode participar na tradução de artigos.