Segundo a USA Today, o Pentágono dispõe de um grupo de trabalho que se dedica a estudar a linguagem corporal dos principais dirigentes mundiais [1].

Segundo o porta-voz do Pentágono essa unidade trabalhou sobre a personalidade do presidente russo Vladimir Putin em 2008 e em 2012, mas não o teria feito desde então. O secretário da Defesa, Chuck Hagel, não parece ter tido conhecimento dos relatórios a tal respeito [2].

No programa Body Leads trabalham os professores Brenda Connors ( investigadora na Escola de Guerra da US Navy), Richard Rende (psiquiatra na universidade de Brown) e Timothy Colton (russólogo em Harvard). A Dra. Connors trabalha para a ONA (Office of Net Assessment), uma estrutura criada dentro do Pentágono pelos discípulos do filósofo imperialista Leo Strauss e dirigida pelo influente Andrew Marshall (ver imagem).

Andrew Marshall, de 92 anos, apelidado «Master Yoda» (como o personagem do filme A Guerra das Galáxias), é uma figura histórica do militarismo americano (estadounidense-Br) e foi o mentor de Dick Cheney e Paul Wolfowitz. Em 2004 teve problemas por ter corrido do Pentágono todos os funcionários que se opunham à destruição do Iraque [3]. Ao chegar ao Pentágono, o atual secretário da Defesa Chuck Hagel decidiu manter o Gabinete de Andrew Marshall, mas reduziu seu orçamento anual para 10 milhões de dólares, e Marshall deve agora prestar contas ao subsecretário da Defesa.

O Movimento de Análise de Comportamentos, de que se reclama a Dra. Brenda Connors, foi criado em 1940 pelo húngaro Rudolf Laban e desenvolvido posteriormente pelo britânico Warren Lamb, recentemente falecido. Segundo a sua resenha biográfica publicada no The Independent [4], o seu trabalho só tardiamente foi reconhecido por várias multinacionais e pelo governo dos Estados Unidos. Teria assim recebido 24.000 dólares como consultor no programa Body Leads, e teria trabalhado pessoalmente no estudo da personalidade de Vladimir Putin.

A Dra. Brenda Connors exprimiu-se a respeito desses seus estudos sobre Vladimir Putin, tendo-o feito, no entanto, muito antes de oficialmente trabalhar sobre o tema, em 2005 [5]. Ela observa que o lado esquerdo do seu corpo tem uma expressão muito natural, enquanto o lado direito parece parcialmente paralisado, e a sua mão direita parece morta. A Dra. desenvolve várias hipóteses para explicar esta enfermidade, mas observa que, apesar disso, o presidente russo chegou a ser campeão de artes marciais. Baseando-se no anterior a Dra. compara os seus movimentos com os de um réptil e, até estima, que se comporta como tal quando o seu território é invadido.

Tradução
Alva

[1Pentagon studies Putin body language for hint of intent” (inglês-”Pentágono estuda linguagem corporal de Putin para possível acção futura-ndT), por Ray Locker, USA Today, 6 de março de 2014.

[2Pentagon body movement study will track another leader” (inglês-”Estudo movimento corporal pelo Pentágono avaliará um outro líder-ndT), por Ray Locker, USA Today, 7 de março 2014.

[3«El sistema Dick Cheney. La fabricación de la guerra contra Irak» (“espanhol”-”O sistema Dick Cheney. A montagem da guerra contra o Iraque”-ndT), por Thierry Meyssan, Red Voltaire, 15 de mayo de 2005.

[4Warren Lamb: Pioneer of movement analysis whose behavioural predictions were sought by industries and governments” (inglês-Warren Lamb: Pioneiro da análise de movimento cujas previsões comportamentais são procuradas por industriais e governos-ndT), The Independent, 5 fevereiro de 2014.

[5The Accidental Autocrat” (inglês-”O Autocrata Acidental”-ndT) , por Paul Starobin, The Atlantic, mars 2005.