Rede Voltaire

A Índia não participará do plano do Pentágono contra a China

+

O governo de Narendra Modi indicou que a Índia não participará do projeto do Quadrilateral Security Dialogue (QSD), conhecido como «Quads».

Este havia sido imaginado pela Administração Bush Jr . Seu objetivo era aliar o Japão, a Austrália e a Índia para combater a influência chinesa no Pacífico. Ele falhara em 2010, logo após o anúncio pelo Presidente Xi do projeto «Rota da Seda». Na época, a Austrália achara mais prudente cooperar com Pequim. Os «Quads» haviam ressurgido em 2017 com uma mudança de governo em Camberra.

O Primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull, viera defender esta causa na Casa Branca, em 24 de Fevereiro de 2018. Em 30 de Maio, o Secretário de Defesa dos Estados Unidos, Jim Mattis, renomeava o Comando norte-americano do Pacífico como «US IndoPaCom» sugerindo um possível acordo com a Índia.

No entanto, os planos indianos de implantação de bases marítimas no Pacífico parecem não funcionar. Por realismo, Nova Deli parece abandonar a retórica anti-chinesa dos nacionalistas hindus do BJP (Modi) e se reconectar com a estratégia de não-alinhamento tradicionalmente defendida pelo partido do Congresso (Oposição).

Tradução
Alva

Rede Voltaire

Voltaire, edição internacional

Este artigo encontra-se sob licença creative commons

Poderá reproduzir livremente os artigos da Rede Voltaire desde que cite a fonte, não modifique o conteúdo e não os utilize para fins comerciais (licença CC BY-NC-ND).

Apoiar a Rede Voltaire

Utilizando este site poderá encontrar análises de elevada qualidade que o ajudarão a formar a sua compreensão do mundo. Para continuar com este trabalho necessitamos da sua colaboração.
Ajude-nos através de uma contribuição.

Como participar na Rede Voltaire?

Os participantes na rede são todos voluntários.
- Tradutores de nível profissional: pode participar na tradução de artigos.

A invasão turca do Rojava
Tudo o que vos escondem sobre a operação turca «Fonte de Paz» (3/3)
A invasão turca do Rojava
Thierry Meyssan
O Curdistão, imaginado pelo colonialismo francês
Tudo o que vos escondem sobre a operação turca «Fonte de Paz» (2/3)
O Curdistão, imaginado pelo colonialismo francês
Thierry Meyssan
A genealogia da questão curda
Tudo o que vos escondem sobre a operação turca «Fonte de Paz» (1/3)
A genealogia da questão curda
Thierry Meyssan