Rede Voltaire

Para a UE, Gibraltar é agora uma «colónia» da Coroa

+

A 1 de Fevereiro de 2019, a União Europeia publicou um documento qualificando Gibraltar de «colónia da Coroa», provocando a ira de Londres. Esta fórmula foi aprovada pelo Conselho de Ministros dos Negócios Estrangeiros e poderia levar a UE a apoiar as reivindicações espanholas sobre o Rochedo.

A «descoberta» pela UE desta realidade prefigura o que poderia acontecer em relação à Irlanda do Norte. De momento o cerne das discussões sobre o Brexit é definir o tipo de fronteira entre a República da Irlanda e o Reino Unido de Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. Uma vez alcançado o Brexit, a União Europeia poderá apoiar a descolonização da Irlanda do Norte e a sua ligação à República da Irlanda.

Tradução
Alva

Rede Voltaire

Voltaire, edição internacional

Este artigo encontra-se sob licença creative commons

Poderá reproduzir livremente os artigos da Rede Voltaire desde que cite a fonte, não modifique o conteúdo e não os utilize para fins comerciais (licença CC BY-NC-ND).

Apoiar a Rede Voltaire

Utilizando este site poderá encontrar análises de elevada qualidade que o ajudarão a formar a sua compreensão do mundo. Para continuar com este trabalho necessitamos da sua colaboração.
Ajude-nos através de uma contribuição.

Como participar na Rede Voltaire?

Os participantes na rede são todos voluntários.
- Tradutores de nível profissional: pode participar na tradução de artigos.