Em 21 de Outubro de 2020, a Marinha grega mobilizou uns sessenta barcos para proteger as ilhas do mar Egeu em caso de ataque turco.
 O Vice-Presidente da Duma russa, Konstantin Zatulin, evocou um possível desembarque russo contra os jiadistas no Azerbaijão. A marinha russa iniciou exercícios ao largo de Baku a partir de 16 de Outubro, .
 O Vice-Presidente turco, Fuat Oktay, afirmou publicamente que era possível uma intervenção militar do seu país para defender os direitos do Azerbaijão.

 O Secretário-Geral da OTAN, Jens Stoltenberg, declarou após uma entrevista com o Presidente arménio, à margem da reunião virtual dos ministros da Defesa da Aliança, que a OTAN apoia a aplicação estrita do cessar-fogo. A Organização destacou as suas boas relações com as duas partes em conflito.
 O Vice-Presidente turco, Fuat Oktay, sublinhou que provavelmente a OTAN não interviria em caso de entrada da Turquia na guerra do Azerbaijão.
 O Presidente da arménio, Armen Sarkissian, sublinhou que o Azerbaijão continuará a violar o cessar-fogo enquanto se sentir apoiado pela Turquia.

 A Alemanha rejeitou um pedido grego para cessar as suas exportações de armamento para a Turquia neste período de crise.

 Os membros do Conselho de Segurança da ONU prosseguiram os seus contactos à porta fechada.

Tradução
Alva