Os Talibãs mostraram-se muito abertos a um possível acordo de partilha do poder no Afeganistão, aquando das negociações que acabam de começar no Catar. No entanto, eles surpreenderam o presidente Ashraf Ghani exigindo para isso que, a partir de agora, os Estados Unidos parem os ataques noturnos, libertem os prisioneiros que eles torturam, e levantem as sanções das Nações Unidas contra os seus comandantes.

As negociações são organizadas, desde 3 de maio de 2015, por uma ONG, as Pugwash Conferences on Science and World Affairs (Reuniões Pugwash sobre Ciência e Assuntos Mundiais- ndT).

Os Talibãs anunciaram que iam reabrir a embaixada haviam criado, por um breve período, no Catar em junho de 2013, e fechado um mês mais tarde, após a abdicação do emir Hamad al-Thani.

A delegação dos Talibãs declarou que eles deporiam as armas assim que as tropas estrangeiras tiverem deixado o país. Mas, o presidente Ashraf Ghani interveio para retardar a retirada das forças norte-americanas. Ele conseguiu, em março último, a manutenção de 10.000 homens.

Tradução
Alva