Em 13 de Dezembro de 2021, o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, promoveu a proposta de resolução apresentada pela presidência rotativa do Conselho de Segurança, o Níger, sobre o aquecimento global. No entanto, para surpresa geral, a Rússia opôs o seu veto a este texto esperado depois de tanto tempo.

A Rússia não contesta que o clima evolui e que as mudanças actuais possam influenciar conflitos, mas o texto permitia ao Conselho intervir nos conflitos locais em nome das alterações climáticas planetárias [1]. Na prática, este texto teria destruído a soberania dos Estados.

A Índia lembrou a importância do seu compromisso na defesa do meio ambiente para melhor denunciar a posição ocidental e apoiar a Rússia.

Esta proposta fora elaborada pela Irlanda actualizando uma proposta apresentada pela Alemanha no ano passado, mas nunca levada à votação. No decurso de meses precedentes, os Estados Unidos tinham conseguido obter o apoio de 113 dos 193 membros das Nações Unidas.

Tradução
Alva

[1Vassily Nebenzia veto the UNSC draft resolution on climate and security”, by Vasily Nebenzya, Voltaire Network, 13 December 2021.