Segundo o Ministro iraquiano dos Recursos Hidraulicos, cerca de 7 milhões de pessoas poderiam ficar privadas de água neste verão e iriam ver-se forçadas, assim, a ser deslocadas.

Vários cursos de àgua viram o seu nível baixar, drasticamente, desde há um ano.

Nas fotos acima, vê-se uma das principais bacias de retenção, fotografada a 25 de Maio de 2017 (à esquerda) e um ano mais tarde (à direita). A baixa do nível de água é impressionante.

Este fenómeno súbito não seria devido às modificações do clima, mas, antes à entrada em serviço de barragens no Irão e na Turquia.

O Irão passa igualmente por um grave problema de suprimento hídrico, consumindo os iranianos mais do dobro da água por pessoa que os seus vizinhos. A República Islâmica lançou-se, pois, num vasto programa de construção de barragens.

O governo Iraquiano considera, portanto, que as novas construções iranianas não são justificadas. Teerão deveria educar os seus cidadãos para um uso mais razoável da água. O Iraque estima que, tendo em conta esse desperdício, o Irão viola vários tratados internacionais ao construir novas barragens. O caso deverá ser levado à Justiça.

Tradução
Alva